Responsabilidade Social

Bem Eficientes

Este projeto tem como objetivo a inclusão de pessoas com deficiência na realização de atividades relacionadas ao varejo.

Diante da realidade das pessoas com deficiências e visando as dificuldades de inserção no mercado de trabalho, a empresa Irmãos Russi Ltda realiza a contratação das mesmas, capacitando e acompanhando o seu desenvolvimento, valorizando assim a diversidade e promovendo a responsabilidade social. Atualmente são 116 colaboradores com alguma deficiência.

Através de Instituições ou por conta própria as pessoas com deficiências se dirigem até a agência responsável pelo recrutamento e seleção da empresa, passam por avaliação médica e psicológica. A maior parte das vagas para pessoas com deficiências será na função de empacotador, embora possam trabalhar também como repositores, operadores de caixa, atendentes de padaria e FLV. Aqueles que se enquadrarem no perfil das vagas disponíveis, serão contratados.

A partir do momento que começarem a trabalhar receberão acompanhamento dos líderes, das Instituições e da psicóloga responsável pela Inclusão Social da Empresa, ajudando no desenvolvimento dos colaboradores e fazendo um intermédio dos mesmos com os líderes, com os outros colaboradores e com as instituições.

São realizados treinamentos e palestras tanto para as pessoas com deficiências quanto para os outros colaboradores com o

Aprendiz

O programa de Aprendizagem que visa garantir uma formação técnico-profissional aos jovens, por meio de atividades práticas compatíveis com seu desenvolvimento físico, moral e psicológico.

O programa de aprendizagem "Aprendiz" conta com aproximadamente 116 jovens de 14 a 18 anos que dividem o seu tempo entre instituição parceira (Senac/PróMorato/Itacolomi), escola e empresa. O programa visa garantir uma formação técnico-profissional aos jovens, por meio de atividades práticas compatíveis com seu desenvolvimento físico, moral e psicológico.

O trabalho do Aprendiz é reconhecido pela Lei 10.097/2000, que define a aprendizagem como o processo educacional e metódico, caracterizado por uma alternância entre atividades práticas (desenvolvidas nas empresas) e teóricas (desenvolvidas em instituições de ensino), dentro de um programa que tem começo, meio e fim.

O projeto tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de jovens em sua primeira experiência profissional, proporcionando um ambiente de aprendizagem prática e desafios crescentes para que, ao final do programa, obtenham uma visão estratégica da empresa e preparação para o mercado de trabalho.

Os aprendizes são acompanhados pelos seus gestores e pela equipe de Treinamento. São ministrados treinamentos/palestras sobre temas relevantes para sua formação e desenvolvimento. Os acompanhamentos são realizados tanto na empresa quanto na instituição parceira – Senac/Pró-Morato/Itacolomi.

Responsabilidade Social

Responsabilidade Social é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa para todos os públicos com os quais se relaciona, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais. A rede Russi promove a responsabilidade social e busca a integração e o desenvolvimento de seus colaboradores através das oportunidades que proporciona.

Atendimento Promocional Melhor Idade
Oferece oportunidades de emprego a pessoas com mais de 50 anos, para atuarem em vários setores das lojas, como operadores de caixa, atendentes de loja e atendentes promocionais.

Projeto Bem Eficiente
Promove a inclusão de pessoas com deficiência na realização de atividades relacionadas ao varejo. O Russi contrata, treina e acompanha o desenvolvimento desses colaboradores especiais.

Programa Menor Aprendiz
Contribui com o desenvolvimento de jovens em sua primeira experiência profissional, para que obtenham uma visão estratégica da empresa e saiam preparados para o mercado de trabalho.

Sacola reutilizável
O Russi lançou uma sacola feita de ráfia e ilustrada com uma obra de arte exclusiva do artista Inos Corradin, inspirada na Serra do Japi, para incentivar os clientes a diminuírem o uso das sacolas plásticas.