“Não existe o presente, sem um passado”

O início...

Pietro e Angela Russi, nascidos na pequena cidade italiana de  Vairano Patenora, província de Caserta,  conheceram-se durante a viagem de navio que partiu do porto de Nápoles em 1898 com destino a cidade de Santos no Brasil. Depois de algum tempo, casaram-se e estabeleceram-se na cidade de Valinhos, onde desenvolveram atividade rural na Fazenda Tapera. Dedicaram sua vida praticamente ao trabalho na lavoura e à criação de seus 11 filhos. Entre eles, Antônio Luiz Russi, o 9. filho dessa geração, que trabalhou muito na plantação de uva, aprendeu a fazer vinho e mais tarde se casou com Anna Leoni Russi. 

Juntos, abriram um Bar, que logo depois transformou-se em uma pequena Mercearia de Secos e Molhados, na cidade de Jundiaí, cidade onde se estabeleceram e tiveram seus três filhos: Horácio, Oswaldo e Orides, que mais tarde também trabalharam na Mercearia. 

1966

 A empresa familiar ganhou o nome de Irmãos Russi e passou a ser administrada pelos filhos de seu Antônio, que ampliaram o negócio e fizeram da mercearia um grande armazém no bairro Agapeama, onde hoje está instalada a Loja 1 do grupo.

1971

O progresso colaborou para que a família inaugurasse o primeiro supermercado Russi, na Vila Arens. 

1972 

O armazém da Agapeama seguiu o mesmo caminho e foi transformado em supermercado.

1976 

A terceira filial da Rede foi inaugurada, no tradicional bairro da Ponte São João.

1980

Neste ano o Russi inaugura sua primeira loja fora da cidade de Jundiaí, foi a vez da cidade de Várzea Paulista ganhar sua loja.

1981

Nesse ano surgiu o sistema Sacolão na Avenida 14 de Dezembro, em Jundiaí.

1982

Foi também uma loja desse tipo que os moradores da Rua do Retiro, no bairro do Anhangabaú, em Jundiaí ganharam.

1984

Com extrema ousadia os diretores apostaram em duas lojas neste ano, uma no município de Vinhedo e ainda uma loja no Centro de Jundiaí, na antiga fábrica Traldi, prédio este que foi restaurado mantendo sua arquitetura tradicional. 

1985

Neste ano outra loja, desta vez no município de Franco da Rocha.

1997

Inauguração de mais uma loja na cidade de Várzea Paulista.

2000

Inauguração de uma loja na cidade de Itupeva.

2002

Inauguração de uma loja na cidade de Campo Limpo Paulista.

2003 

O Russi reinaugurou a loja do Russi Centro em Jundiaí, com um novo visual. Adega Climatizada, Rotisseria e lanchonete uma loja totalmente automatizada, com equipamentos mais rápidos e modernos acompanhando as evoluções tecnológicas sem perder aquele aconchego de casa.

2004

Neste ano o Russi desenvolveu seu frigorífico próprio, cuja produção abastece todas as lojas da rede com carnes de qualidade tipo exportação e cortes diferenciados.

2006

Mais uma filial foi inaugurada, no bairro da Vila Hortolândia, em Jundiaí, agora além de contar com as evoluções tecnológicas o Russi também investiu em balcões frigoríficos que não agridem a camada de ozônio, portanto ajudam o meio-ambiente e preservam nosso futuro.

2007

Este foi um ano de muito progresso para a Rede Russi, pois foram inauguradas duas lojas em cidades vizinhas, em março na cidade de Valinhos e em novembro na cidade de Bragança Paulista.

2008

Em sintonia com evolução mundial o Russi inaugurou seu Delivery na internet. Com mais de 10.000 itens a disposição, com atendimento diferenciado e a qualidade já consagrada. Tudo isso, sem que o cliente precise sair de casa, basta acessar: www.russi.com.br 

2009

O Russi lança dois projetos inovadores de responsabilidade ambiental. O primeiro refere-se ao lançamento de uma sacola reutilizável, feita de ráfia e ilustrada com uma obra de arte exclusiva do artista Inos Corradin e inspirada na Serra do Japi. 

O outro projeto é reutilização de óleo de cozinha vegetal, pois cada litro deste óleo descartado na pia ou no ralo, contamina cerca de um milhão de litros de água. Nesta campanha o Russi recebe este óleo acondicionado em garrafas Pet e troca por vale-compras do Russi (2 garrafas de 2 litros cada, cheias de óleo vegetal usado, vale um Vale-compra no valor de um real). Este óleo é encaminhado para uma usina de Bio-diesel que além de reutilizar o óleo recicla as garrafas pet.

2011

Setembro foi o mês das inaugurações. O Russi inaugura o moderno Centro de Distribuição de Produtos Secos (CD), em Jarinu, São Paulo. 

No mesmo mês o Russi inaugura a loja de Itatiba, o supermercado “mais Inteligente” do interior paulista.

Hoje e sempre...

O Russi tem a missão de manter aquele mesmo bom atendimento e confiança que Sr. Antonio e a Sra. Anna prestavam na Mercearia aos seus amigos, pois, foi sempre assim que eles tratavam seus clientes, como amigos. Para a Família Russi o carinho por estas terras será sempre especial, pois foram estas as primeiras testemunhas dessa história de luta, sacrifícios, renúncias e superações. Uma história linda. Uma antiga história de amor e garra que não termina por aqui...